segunda-feira, 30 de novembro de 2009

AINDA SOBRE O PRIMEIRO PELOTÃO

O Programa de Proteção à Cidadania - Pró-cidadania foi lançado oficialmente na última sexta-feira (20), em concorrida solenidade realizada em Tauá, município onde foi implantado o Projeto Piloto do Programa. São 80 Agentes de Cidadania que foram aprovados em seleção pública, e estão a serviço da população tauaense. O evento aconteceu no final da tarde, na Rua Temístocles Lins Fialho, s/n – Parque da Cidade. Estiveram presentes, dentre outras autoridades, o governador Cid Gomes e o titular da SSPDS, Roberto Monteiro.
O Pró-Cidadania foi instituído em abril deste ano e é coordenado pela SSPDS, devendo ser implantado nos municípios do Estado do Ceará que tenham menos de 50 mil habitantes, exatamente onde não estiver em atividade o Programa Ronda do Quarteirão. O objetivo é prevenir atos e ações que possam causar danos à comunidade, bem como situações que venham a por em risco o patrimônio e os bens públicos, com seus agentes auxiliando as instituições de segurança e/ou defesa social. Os Agentes de Cidadania não usam armas de fogo. "Eles foram treinados para se fazerem presentes na cidade, para ajudar a polícia e a guarda municipal com informações, atuando também na área da cidadania, em caso de necessidade, como no deslocamento de pessoas doentes", afirma o secretário da SSPDS, Roberto Monteiro.
Os Agentes de Cidadania de Tauá contam com duas viaturas Hilux e 11 motocicletas com sistema de comunicação, que estarão circulando 24 horas por dia na cidade e em cada um dos 7 distritos, que contam com Bases Avançadas interligadas com a Central. Os profissionais foram treinados por policiais da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e estão aptos a atuarem na comunidade, com ações preventivas de segurança pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar da formação da segurança pública.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.